“O Projeto Mapa de Nós mapeou quem são as pessoas com deficiência que vivem em dez comunidades cariocas. Foram realizadas 945 entrevistas e uma problemática foi identificada: 76% das pessoas com deficiências não estão trabalhando, embora muitas tenham condições para tanto.
Este e outros resultados da pesquisa realizada pelo projeto, que é uma iniciativa conjunta do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) com a NBS Rio+Rio, e parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP), e o Ministério Público do Trabalho (MPT) serão apresentados durante o Seminário Mapa de Nós: um novo olhar sobre o universo da pessoa com deficiência em 10 comunidades da Cidade do Rio de Janeiro.
“Com uma equipe de agentes de pesquisa, todos pessoas com deficiência, o projeto visitou mais de 12 mil domicílios durante um ano e conheceu de perto como vivem e o que pensam as pessoas com deficiências consultadas. Além da falta de oportunidade para inserir essas pessoas no mercado de trabalho, identificamos muitas outras questões, como a dificuldade de mobilidade na cidade”, conta Aldeli Carmo, gerente da Área de Inclusão Social e Bem-estar do CIEDS. “A ideia é compartilhar e discutir publicamente os resultados deste trabalho”, conclui.
O Seminário será realizado no dia 22 de novembro, às 13hs, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, e debaterá a política de empregabilidade na Cidade, os avanços da lei de cotas para pessoas com deficiência e os dispositivos da lei para que as empresas façam inclusão com responsabilidade social, ética e como direito.
O evento, organizado pelo CIEDS, tem a realização do Ministério Público do Trabalho e do IPP e contará com o apoio da NBS Rio+Rio.
Serviço
Data do Seminário: 22 de novembro
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro – Rua da Candelária, nº 9, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Horário: das 13hs às 17hs
Inscreva-se aqui!