Já se imaginou vendendo uma lâmpada queimada para alguém? Alguma vez se deparou com um vendedor que fazia de tudo para lhe convencer a comprar um par de sapatos sem sola?
Acha que conseguiria construir um castelo de canudos e barbante? Como você agiria se tivesse que defender com unhas e dentes uma ideia que há 30 segundos estava argumentando totalmente contra?
Difícil, não? Foram esses alguns dos desafios que 180 jovens tiveram que enfrentar nas duas últimas semanas, durante a etapa Laboratório de Ideias do Programa Shell Iniciativa Jovem, da Shell em parceria com o Cieds.
Dos 980 inscritos no processo de seleção de 2012, 180 passaram para a fase eliminatória Laboratório de Ideias, que a partir de apresentações individuais e dinâmicas em grupo, teve o objetivo de conhecer melhor os participantes, colocá-los em contato com seus próprios concorrentes, mostrar os desafios do mercado e definir os participantes do programa desse ano, que começa com a próxima fase, Oficina de Projetos.
O Programa está em seu décimo primeiro ano e tem como objetivos oferecer capacitação, mentoria, consultoria e palestras aos jovens empreendedores e promover um constante diálogo com aqueles que já passaram pelo programa e hoje possuem seus próprios empreendimentos, compartilhando experiências, contando suas histórias e ouvindo como foi a jornada até alcançarem seus objetivos – ou pelo menos parte deles. A intenção é oferecer aos jovens diversos instrumentos para que se tornem empreendedores de sucesso.
“Eu tenho um sonho que quero colocar em prática. E eu sei que aqui vou receber as ferramentas para transformá-lo em realidade.” diz Brunna Leite Rosa, selecionada para o Programa 2012, mas que no dia da entrevista ainda não sabia do resultado.
Brunna e os demais participantes das duas turmas de 2012 já foram escolhidos. Agora é com eles: agarrar essa oportunidade, aproveitar ao máximo as aulas e consultorias, dar tudo de si e entrar de cabeça – erguida- no mercado.
Confira a lista com os nomes dos aprovados no site: www.inicitaivajovem.org.br.