Os estudantes da Educação Infantil da Escola Municipal Morro dos Telégrafos, localizada na comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro, receberam na quarta feira, 12 de dezembro, a visita do Papai Noel, durante a festa de natal da unidade escolar, realizada no auditório da Igreja Batista Jardim de Arimateia. Os estudantes assistiram a um auto de natal promovido pela professora de artes Marisa Leite, com o apoio do projeto Bairro Educador que auxiliou na organização do evento.
O auto de natal transmitiu para os estudantes mensagens de compreensão, bondade e respeito entre as pessoas. A narrativa foi uma adaptação ao trabalho de contação de histórias realizado pelo Bairro Educador desde o início do ano letivo, que visa estimular nos estudantes o hábito e interesse pela leitura.
A trilha educativa¹ “Pequenos ouvintes, futuros leitores”, desenvolvida pelo Bairro Educador e pela coordenadora pedagógica Sonia Carvalho, vai ao encontro do Projeto Pedagógico Anual (PPA) da unidade escolar, que tem como principal objetivo estimular a leitura, através do exercício de contação de histórias e visitas à bibliotecas.
De acordo com Simone Barcellos, diretora da unidade escolar, os pais elogiaram e abraçaram a ideia do trabalho de incentivo à leitura feito pela escola em parceria com o Bairro educador durante as reuniões de responsáveis. Além disso, ela ressaltou que percebeu mudanças de comportamento dos estudantes, após o trabalho de contação de histórias.
“Os alunos agora se mostram mais interessados pela leitura, se concentram mais nas aulas e geralmente pedem que a gente conte alguma história para eles. Muitos pais nos disseram que os filhos já pedem livros de presentes, resultado que torna nosso trabalho ainda mais gratificante”, disse a diretora.
Papai Noel, que foi representado pelo auxiliar de creche Marcelo Bitencourt, distribuiu livros de clássicos da literatura infantil para os estudantes. A direção e professores da escola tiveram como iniciativa comprar os livros para dar de presente aos estudantes, como uma proposta para favorecer o trabalho da escola, não só com os estudantes, mas também com os familiares.
Para a professora de artes, Marisa Leite, o trabalho de contação de história é uma forma lúdica de aproximar os estudantes do universo literário.
“A contação de histórias mexe com a imaginação desses alunos, que se sentem atraídos pela história, da forma como ela é contada. A Priscila Babo, gestora de projetos do Bairro Educador, tem entusiasmo ao contar as histórias, favorecendo também a disciplina e a concentração por parte deles”, comentou Marisa.
Nancy dos Santos, mãe da estudante Laysa Caetano, da Educação Infantil, contou que a forma como a escola trabalha a leitura com os estudantes é bastante produtiva.
“Toda essa festa de natal da escola foi muito diferente. Foi legal a escola distribuir livros no lugar de brinquedos, pois isso incentiva tanto a leitura como o interesse deles pelos estudos, desde pequenos”, ressaltou Nancy.
¹Trilha educativa: conjunto de atividades pedagógicas pensadas junto à direção e professores da escola e articuladas com o Projeto Político Pedagógico da escola.