• Compartilhar

Um lugar para recomeçar

Notícia
13 maio 2016
Um lugar para recomeçar

Estima-se que exista hoje, no Brasil, 83 mil idosos, 36 mil crianças e adolescentes e 32 mil adultos em situação de rua vivendo em Unidades de Reinserção Social (URS)*. Diversos motivos contribuem para esses altos números: abandono familiar, uso de drogas e o alcoolismo são algumas delas.

Diante desse  problema social, o CIEDS tem uma grande atuação na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, fazendo a gestão de seis URS, serviço que acolhe crianças, adolescentes, adultos e idosos como medida protetiva e que oferece o apoio necessário para que possam traçar novos caminhos e planos de vida.

Além da gestão administrativa, o CIEDS é responsável por capacitar os educadores sociais, profissionais cujas atribuições envolve mediar a reinserção familiar e comunitária dos abrigados, facilitar o acesso a atividades de cultura e lazer e até oferecer apoio ao processo de  emissão da segunda via de documentos pessoais, contribuindo para o resgate da cidadania de adolescentes e adultos. Nos projetos do CIEDS, são atendidos os mais diversos públicos, inclusive aquele que precisa de um ambiente acolhedor e humanizado para que possam ter perspectivas de futuro e sonhar com dias melhores.

O CIEDS faz a gestão de seis Unidades de Reinserção Social. Nesses espaços são oferecidos serviços especializados que visam o fortalecimento da autoestima e dos vínculos famílias e comunitários.