Ontem, 07 de julho, a Prefeitura de Salvador e a Fundação Itaú Social assinaram o protocolo de intenções para a ampliação do programa Coordenadores de Pais. Agora, mais 373 escolas se juntam às 11 que participavam do programa desde 2014.
Na cidade, o programa ganhou o nome de Agente da Educação. O objetivo é melhorar o ambiente escolar e, acima de tudo, aumentar a permanência interessada dos alunos na escola. Para isso, promove, planeja e executa ações que estimulam a aproximação e o engajamento entre família, comunidade e unidades de ensino.
Uma novidade no formato do programa é que os agentes serão estagiários de Pedagogia que, entre outras atividades, participarão de reuniões com professores e visitarão a residência dos estudantes quando a família não for até a escola.
“O envolvimento das famílias e da comunidade no dia a dia escolar contribui para o desenvolvimento dos alunos, melhorando seus resultados escolares e comportamentais”, afirma Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social.
Em Salvador, o executor técnico do Agente da Educação é a ONG Parque Social e o CIEDS oferece o apoio técnico para execução do programa no local e em todas as praças em que o Coordenadores de Pais está presente.
Atualmente, além da capital baiana, a metodologia também está nos estados do Espírito Santo, Goiás e Pará, e na cidade de Santos, litoral de São Paulo.