• Compartilhar

Um prato colorido e independente

Notícia
18 maio 2016
Um prato colorido e independente

Ter uma alimentação saudável é um desafio. E para os moradores das Residências Terapêuticas o desafio é ainda maior. Por terem passado muitos anos isolados em Instituições Manicomiais, os moradores desaprenderam a cozinhar, a montar um prato colorido, composto por diferentes tipos de nutrientes e que garanta sua saúde plena.

Pensando nisso, a equipe do Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) preparou o ciclo de palestras “Alimentação Saudável”. Com um total de 10 horas de conversa, o ciclo conta com a participação de nutricionistas que ensinam sobre o tema.

Os moradores são motivados e orientados a terem autonomia na alimentação e a escolherem alimentos variados, sem abusos e também sem exclusões. Montando pratos compostos por grãos, vegetais, proteínas e frutas, eles se tornam capazes de assegurar, de forma independente, seu desenvolvimento físico e a melhora no humor, no combate a depressão e nos efeitos do estresse.

O ciclo de palestras faz parte do SRT, projeto de gestão integrada entre o CIEDS e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Nele, pessoas que há muito viviam em instituições psiquiátricas são acompanhadas e incentivadas a se incluírem socialmente e de forma cidadã.