• Compartilhar

Um projeto de futuro – Iniciativa Jovem

Notícia
19 maio 2010
Um projeto de futuro – Iniciativa Jovem

Dos mais de 800 inscritos, a equipe do projeto selecionou 135 jovens para o Laboratório de Idéias, primeiro módulo do processo de capacitação. O Laboratório reúne os jovens candidatos em dinâmicas que permitem o reconhecimento das características e potenciais individuais necessários aos objetivos do Programa. O Laboratório utiliza uma metodologia participativa, com dinâmicas de grupo, buscando a construção coletiva do conhecimento. As dinâmicas são acompanhadas por psicólogos, que utilizam técnicas de debate, dramatizações, pinturas, discussões de vídeos. Os selecionados nessa fase – 60, dos 135 – farão um Plano de Desenvolvimento Individual, PDI, que propicia a reflexão sobre a vida profissional e pessoal de cada um.

Fernanda Medeiros, Coordenadora do Projeto, que esteve à frente do processo seletivo, diz que muitos dos candidatos ainda não têm um projeto definido, mas têm uma ou várias idéias. “São jovens de diversas classes sociais e idade entre 18 e 30 anos. Dada esta diversidade, existem idéias mirabolantes e outras nem tanto. O nosso papel é ajudar estes jovens a organizar esta tempestade de idéias em alguma coisa mais palpável, mais real e possível de ser realizada, segundo a capacidade e possibilidade de cada um”, explica Fernanda.

Ela lembra, também, que todas as idéias e propostas apresentadas pelos jovens são viáveis -“ a diferença é que alguns demandam mais investimento, outros menos. Mas o que garante a viabilidade do negócio é o perfil de cada jovem e a disponibilidade de recursos de cada um”. 

Na conjuntura econômica atual, o empreendedorismo aparece como alternativa ao emprego formal com carteira assinada, cada vez mais distante, principalmente, dos jovens brasileiros de baixa renda. Fernanda ressalta, entretanto, que é necessária uma formação para que o jovem brasileiro acesse as ferramentas e habilidades necessárias para criar estratégias que permitam sua inclusão num mercado de trabalho cada vez mais restrito. “Estimular o espírito empreendedor e criação de novos empreendimentos não é suficiente para que o empreendedorismo seja uma alternativa eficaz contra o desemprego. Precisamos capacitar estes jovens desde cedo, fornecer instrumentos eficientes para que o espírito empreendedor amadureça junto com suas idéias, possibilitando a construção de uma base sólida para o crescimento profissional e pessoal”, diz Fernanda.

O projeto Iniciativa Jovem investe nessa formação, fornecendo aos jovens algumas ferramentas que possam ajudar na transformação de idéias em negócios, e mais que tudo, em negócios rentáveis e duráveis.

Conheça mais do Programa Iniciativa Jovem no site www.iniciativajovem.org.br.