A juventude é uma importantíssima parte de nossa população. É quem terá o poder de mudar e garantir um futuro próspero e sustentável para a sociedade.
Pensando nisso e aproveitando o período eleitoral, a UNICEF criou a Agenda pela Infância no Município 2017 - 2020.
A Agenda é destinada aos candidatos e candidatas às prefeituras e câmara de vereadores, bem como um convite a toda a sociedade para que eles priorizem a infância nas políticas públicas locais, assumindo cinco compromissos capazes de garantir os direitos das crianças e adolescentes que vivem nos mais de 5.000 municípios brasileiros em que há eleições este ano.
O documento apresenta os maiores desafios do país quanto à infância e adolescência e são apontadas estratégias para solucioná-los ou minimizá-los. São eles:
- Eliminar as mortes evitáveis de crianças menores de um ano de idade e reduzir a mortalidade infantil com atenção especial para as crianças indígenas;
- Garantir que cada criança tenha acesso à educação infantil e ao ensino fundamental públicos, inclusivos e de qualidade;
- Reduzir as taxas de homicídio de crianças e adolescentes;
- Garantir o acesso à justiça para todas as crianças e adolescentes;
- Garantir a atenção humanizada e especializada para adolescentes e jovens nas unidades de saúde, com ênfase na prevenção, na testagem e no tratamento do HIV e de outras DST.
Confira o documento com as propostas e desafios aqui.