O CIEDS realizou, no dia 29 de outubro, na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no Rio de Janeiro, o Conecta CIEDS, encontro com parceiros objetivando conectar pessoas, sonhos, ideias e ações em redes para a prosperidade.
Abrindo o encontro, Vandré Brilhante, diretor presidente do CIEDS, deu as boas-vindas aos presentes e expôs o trabalho realizado pela instituição com foco em redes colaborativas.
Anne Schreuder, líder de performance social da Shell na América Latina, destaca a importância do evento: “Nós buscamos parceiros que criem junto, especialmente nas estratégias de investimento social. Primeiro, porque acreditamos que estas iniciativas se tornam mais fortes e, segundo, porque os parceiros são muito mais conscientes do contexto social no qual nós operamos. Então, é sempre bom ser inspirado por outros indivíduos e outras organizações, conhecer potenciais parceiros e perceber outras oportunidades de colaboração.”
Sobre a formação de redes, Carlos Viana, chefe do Departamento de Suporte a Programa Agropecuários do BNDES, pondera: “O Conecta CIEDS é uma oportunidade interessante. A gente observa que o CIEDS tem um poder aglutinador muito grande, um potencial já reconhecido por todos os investidores sociais.”
Carlos teve um momento de apresentação em que falou sobre a experiência do BNDES no apoio a projetos vinculados ao desenvolvimento regional e social, bem como as ações que estão sendo realizadas junto ao CIEDS e outras empresas parceiras.
Para finalizar a rodada de apresentações, Amon Pinto e Anne Karoline Mello, fundadores da Goma, associação interdisciplinar de empreendedorismo em rede, com foco em inovação social, economia criativa e design sustentável, contaram sua história de ação colaborativa entre jovens empreendedores.
Após conhecer iniciativas colaborativas que puderam servir de inspiração, os participantes trabalharam em grupos buscando sinergias e refletindo sobre possibilidades de atuações em rede.
Em entrevista, Nathália Leme, supervisora executiva de responsabilidade social da TV Globo presente no CONECTA CIEDS, apontou uma ação já desenvolvida pela empresa: “Temos no Globo Educação um exemplo bem sucedido de conexão entre duas grandes empresas de comunicação que, muitas vezes, são concorrentes, em prol da valorização do professor. Hoje a Globo se uniu a Editora Abril para o prêmio ‘Educador Nota 10’.”
Para Leonardo Peçanha, vice-presidente do FUNDEC (Fundo Municipal do Desenvolvimento Econômico de Macaé) o encontro foi muito proveitoso: “Hoje vivemos uma escassez de recursos, por isto temos que juntar o poder público com empresa privada. Neste sentido, o Conecta CIEDS é interessante para fazer contatos e conhecer algumas pessoas que possam acrescentar e fazer uma composição para investir na nossa cidade.”
Finalizando, Sara Soares, analista de performance social da Shell no Brasil, fala sobre a importância da parceria com o CIEDS: “O CIEDS já desenvolve um trabalho com parceiros fortes aqui no Rio e no país. Sendo assim, é muito bom para a Shell desenvolver programas em parceria com o CIEDS e entrar também nestas redes já construídas.”