• Compartilhar

Voluntário online: força para desenvolvimento global

Notícia
21 julho 2016
Voluntário online: força para desenvolvimento global

Brasília foi palco, no dia 15 de julho, do lançamento mundial do novo site da plataforma global de voluntariado online, parceria entre a equipe brasileira das Nações Unidas e da Samsung América Latina. Carolina Müller, Assessora Executiva do CIEDS, e Luiz Rossi, Diretor Relações Institucionais da Wilson Sons e representante do Comitê Gestor do CBVE - Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, puderam acompanhar de perto o lançamento e tiveram a oportunidade de unirem-se a outras organizações no enfrentamento dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Segundo o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que administra o Programa de Voluntários das Nações Unidas, o voluntariado online é uma força global de mudança.  Assim, o novo site fornece para voluntários e organizações do mundo uma forma ainda mais eficaz de conectar e unir forças em prol da paz e do desenvolvimento.

Nesse cenário, o Brasil é apontado como país sensível à importância do trabalho voluntário, ocupando a quarta posição em número de voluntários online. Ainda segundo o PNUD, o Brasil tem elevado potencial de crescimento no portal batizado Online Volunteering.

Para o Embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann, a iniciativa traz benefícios para a implementação das metas da Agenda 2030. “Voluntários trazem contribuições importantes para o desenvolvimento sustentável global. Por meio da mobilização online, iniciativas privadas e corporativas podem definir a implementação das metas de desenvolvimento da Agenda 2030 de forma mais eficaz. Mesmo aqueles que podem disponibilizar apenas algumas horas por semana, vão encontrar um trabalho emocionante de acordo com suas habilidades”.

Também estavam presentes no lançamento o Coordenador Executivo do Programa de Voluntários das Nações Unidas, Richard Dictus, e o Gerente Sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina, Helvio Kanamaru.

A parceria entre a UN Volunteers e com o CBVE foi firmada em maio deste ano e é considerada inovadora no mundo. Através dela, o Conselho assume o compromisso de mobilizar esforços para produzir conhecimento, monitorar o investimento social das empresas e acompanhar a contribuição do voluntariado.

A UN Volunteers foi fundada em 1970 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como missão contribuir para a paz e o desenvolvimento por meio do voluntariado.

Já o CBVE é uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que desenvolvem ou pretendem desenvolver programas de voluntariado empresarial, cuja Secretaria Executiva é realizada pelo CIEDS.

Fonte: ONU Brasil