Wanderlea fez parte, durante 3 anos da equipe de Agentes Comunitárias do CIEDS, que atuam no Programa de Urbanização de Assentamentos Populares Urbanos, o Favela Bairro. Wanderlea trabalhava na comunidade de Rollas, em Santa Cruz. Por motivos pessoais, deixou o cargo. Mas já tinha incorporado o compromisso com o trabalho e a promoção social. Voluntariamente, Wanderlea criou uma escola de alfabetização de adultos e uma biblioteca na comunidade de Rollas.
O local para a instalação da escola e biblioteca foi cedido pela Prefeitura: “A Secretaria Municipal de Habitação iria desapropriar uma casa – que foi parcialmente demolida - e esta foi cedida para que nós pudéssemos criar a Biblioteca, que hoje ainda precisa de uma infra-estrutura para arrumar os livros. Neste espaço, também são ministradas as aulas de alfabetização”. Segundo Wanderlea, a iniciativa também mobilizou os moradores e depois as escolas, que doaram livros para a constituição do acervo da biblioteca, que tem também livros didáticos. “Tem uma sala montada em um dos quartos da casa para dar aula. O CIEDS doou o quadro. Em outro, menor, vai funcionar a biblioteca e no outro, onde é a recepção, vão acontecer aulas de instrumentos musicais e já temos músicos que vão fazer trabalho voluntário, todos músicos profissionais. Precisamos apenas de alguns instrumentos: dois teclados e dois violões, além de estantes para os livros, visando uma melhor organização”.
Quem quiser ajudar ou doar qualquer coisa, pode entrar em contato que Wanderlea, que ela mobiliza a comunidade e vão buscar em casa. O telefone é 3305-3736 ou 88250416. Para conhecer de perto o trabalho desenvolvido, o endereço é Rua do Congo, 121. Santa Cruz – Rollas.