• Compartilhar

Workshop discute planejamento estratégico

Notícia
25 junho 2014
Workshop discute planejamento estratégico

Ontem, dia 24 de junho, foi realizado o segundo workshop do projeto Lideranças Comunitárias SulAmérica 2014 em São Paulo, que abordou o tema Planejamento Estratégico. O Lideranças Comunitárias é uma iniciativa da  SulAmérica Seguros, Previdência e Investimento em parceria com o CIEDS, que tem como objetivo fortalecer lideranças locais e organizações sociais, por meio de workshops e assessoria técnica, para o desenvolvimento institucional sustentável.

O projeto prevê encontros mensais, que têm sido realizados cada mês em uma organização diferente. No mês anterior, o encontro foi realizado no GRAACC, e neste mês o anfitrião foi o Instituto Dom Bosco, que recebeu representantes da Associação Comunitária Vila Clara em Ação, GRAACC, AMAP, Associação Criança Brasil, Mulheres em Ação, Associação Vila Crislália, Coletivo Peso, Projeto Casulo, ABCD Nossa Casa, CEU Caminho do Mar, assim como SulAmerica e CIEDS.

Elisabete Martins, consultora e auditora de Sistemas de Gestão com MBA em Gestão Empresarial e voluntária do CIEDS, foi convidada para ministrar o workshop sobre planejamento estratégico, e contribuiu para a reflexão dos convidados sobre a definição da missão, visão e valores das organizações, além de apresentar instrumentais como a análise SWOT, onde é possível refletir sobre os pontos fortes e fraquezas, quais são as oportunidades e ameaças de cada instituição. Os participantes também refletiram sobre como elaborar um planejamento de ações e sobre determinação de metas. “Considero que o planejamento estratégico possibilita que a organização atue de forma coesa e alinhada, com prioridades claramente definidas, o que aumenta a probabilidade de atendimento aos objetivos”, afirmou Elisabete.

Daniela Agostini, do Coletivo Peso, organização fundada em 2009 que atua com a ressocialização de cidadãos reclusos em penitenciárias, acredita que o projeto Lideranças Comunitárias será muito útil para o trabalho do grupo. “Vai ajudar a pensar melhor nosso planejamento estratégico que não estava muito bem ajustado. O encontro ampliou nossa visão nessa parte metodológica. Agora vamos conseguir definir melhor nossos objetivos”, afirmou Daniela.

E o projeto não tem sido útil apenas às organizações com menos tempo de atuação. Para Sandro dos Reis Martins, do Instituto Dom Bosco, que atua em São Paulo há 95 anos, os encontros têm sido novidade. “Nós temos grande experiência no atendimento direto, no trabalho com os jovens, mas não temos experiência na parte de planejamento. Quando falamos sobre análise SWOT neste encontro pude refletir sobre as nossas fraquezas externas e internas. Essa troca de experiências com outras organizações tem sido muito boa”, declara Sandro.

O próximo workshop será sobre Instrumentos de Gestão. As organizações participantes também contarão com assessoria para elaboração de um plano de desenvolvimento institucional, plano de sustentabilidade e captação de recursos.