Com certificados e brindes de comemoração, a formatura foi o momento de professoras comemorarem tudo o que foi aprendido remotamente
Uma teia de suporte e formação para professores(as) e gestores(as) em diferentes regiões do Brasil, o Balcão de Ideias e Práticas Educativas é um projeto da parceria entre o CIEDS e o Instituto Neoenergia. Em 2020, a iniciativa teve de se adaptar ao modo remoto - quanto mais desenvolviam-se nesse novo modelo e recebiam feedbacks positivos, mais percebiam que os educadores estavam aprimorando seus saberes e evoluindo com o curso digital. Essa resposta positiva se solidificou quando receberam fotos e vídeos de uma formatura para o projeto que a rede de participantes,em Itaparica, na Bahia, organizou - Pedrolina Ferreira, a formadora dessa turma, conta: “Saber que o curso fez sentido para a carreira profissional delas é uma satisfação muito grande, fico com o sentimento de dever cumprido”.
O Balcão de Ideias tem como objetivo auxiliar seus participantes - profissionais da educação - das redes municipais de ensino de cidades nos estados de São Paulo, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, a cocriarem e implementarem práticas pedagógicas inovadoras - e manteve isso em mente ao desenvolver o currículo de atividades no modo remoto. Buscando as melhores estratégias para levar o programa ao mundo virtual e identificando os desafios que impactam os cursos EAD, a equipe do Balcão investiu tempo e dedicação para superar essas dificuldades e continuar a engajar os educadores.
“Percebemos que teríamos que conviver com a pandemia ainda por um bom tempo e, imediatamente, buscamos adaptar a rota do Balcão, encontrando uma solução que amenizasse os impactos da crise nas capacitações e no desenvolvimento do projeto, fortalecendo a rede de apoio com os professores”, diz Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia
O programa investiu em cursos com tutores, grupos de Whatsapp com as turmas, encontros síncronos, envio de tutoriais e atendimento individual online, e por telefone quando necessário. Sobre esse momento de resiliência e qualificação da equipe do programa, Pedrolina narra: “Neste período de ajuste, fiz vários cursos online para entender melhor sobre as ferramentas digitais, sobre o uso do Moodle, as plataformas, a logística dos conteúdos e as inserções criativas”.
Com a dificuldade de acesso e de se adaptar ao online, algumas formações remotas enfrentam grande evasão de seus alunos. Para impedir isso, a equipe do Balcão de Ideias construiu um percurso formativo completamente novo. Cada grupo que faz parte da rede do programa teve uma estratégia customizada, utilizando o que conheciam de seus participantes para desenvolver maneiras de engajá-los - criando um curso com linguagem acessível, abordagem teórica-metodológica contemporânea e formadores experientes e dinâmicos. “As aprendizagens dentro do Balcão foram muitas”, afirma Rita de Cássia, uma das professoras do grupo de Itaparica (BA). “O curso contribuiu para nossa evolução, favorecendo a criação de novos ambientes de aprendizagens e colaborou para que a nossa atuação profissional fosse mais preparada e qualificada”, finaliza Rita. Além de tudo, a equipe acompanhava cada participante individualmente e sempre oferecia suporte e contato constante com os cursistas e a Secretaria de Educação.
O Balcão de Ideias envolve três tipos de públicos: professores da educação infantil, do ensino fundamental e gestores escolares. A turma de Itaparica era composta de professoras da educação infantil e todas elas desejavam ampliar seus saberes educacionais, criar práticas pedagógicas e compreender mais sobre a aprendizagem de seus estudantes. “Essa era uma turma que apresentou inicialmente inúmeras dificuldades de acesso e pouca familiaridade com o ambiente virtual”, Pedrolina narra sobre os primeiros momentos das professoras no remoto - poucas tinham acesso a computadores e mais da metade faziam suas formações pelo celular. “Mas à medida que o tempo foi passando, mostraram-se mais seguras, criaram uma estratégia colaborativa de aprenderem juntas, estudavam juntas, trocavam experiências, me ligavam”, continua. Superando seus desafios e encontrando maneiras para evoluírem, essas professoras tiveram muita resiliência e aprenderam tanto que descobrir a comemoração delas tocou muito a equipe.
A formatura dessas participantes mostrou o profundo envolvimento delas com o Balcão de Ideias, expondo como as professoras de Itaparica aprenderam muito dentro desta formação e criaram uma profunda rede de conexões entre elas e com a equipe do programa. “A alegria é de mais uma conquista profissional, pois o curso nos proporcionou novas aprendizagens e experiências”, conta, a professora Elizângela Félix Ferreira, qual foi a sua motivação por trás da celebração, apontando a importância de se encontrarem para comemorar: “Criamos uma profunda união da equipe, sempre ajudando uma a outra”.
O programa de formação de professores e gestores tem a intenção de criar um processo formativo no qual os participantes podem refletir sobre sua prática docente, compreender melhor sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e evoluir dentro de suas respectivas profissões. Foi exatamente isso que aconteceu em Itaparica, como resume a professora participante Lucicleyde Santana: “com o Balcão me sinto preparada, capacitada e com novas habilidades de ensino”. “A iniciativa destas professoras de celebrar o seu processo formativo finalizado diz muito sobre o nosso trabalho, sobre o que acreditamos e fazemos”, finaliza Pedrolina.