Saiu o resultado do Bioma – Aceleradora de Negócios, o programa de empreendedorismo que selecionou cinco negócios de jovens empreendedores de 18 a 29 anos, moradores do Morro da Providência e de comunidades adjacentes, na região central do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma realização do CIEDS, em parceria com o SEBRAE.
Os empreendedores inscritos no projeto passaram por um processo de seleção em três etapas. A primeira foi a participação na Maratona de Ideias, realizada em parceria com SEBRAE, no dia 9 de julho. Foi um dia inteiro de atividades que focaram em pensar seus propósitos de vida e suas iniciativas e negócios de impacto. Já a segunda e a terceira etapas do processo consistiram na entrega de picths gravados e em entrevistas individuais.
As empresas selecionadas vão passar por um processo de incubação de seis meses, a partir de julho de 2022, em atividades híbridas – online e presenciais. e os jovens terão um processo formativo para desenvolverem competências e habilidades que potencializem o impacto de suas ações em seus territórios e proporcionem mudança de vida.
Os selecionados vão receber um recurso semente de R$ 3.500 para investir em seus negócios e, ao final do processo, terão a oportunidade de participar de uma rodada de negócios para apresentarem suas ideias a potenciais investidores, além de ingressarem na rede com os demais programas de empreendedorismo do CIEDS, que oferece networking e formação continuada.
O objetivo é impactar a realidade de jovens empreendedores periféricos que buscam protagonismo, autonomia e oportunidade por meio de seus negócios, que são criados, muitas vezes, de maneira intuitiva e para sobrevivência, mas ainda não possuem visibilidade, nem alcance a médios e grandes mercados e empresas.
Confira o resultado:
-
Frederico Hugo Souza de Assis
-
Maicon Douglas da Silva
-
Marcos Paulo Ramos Nogueira
-
Nathalia Cristhine Rodrigues Cypreste
-
Sarah da Costa da Silva