DESAFIO
A igualdade de gênero está estagnada: ainda faltam 131 anos para eliminar as desigualdades entre homens e mulheres. Os são dados do Fórum Econômico Mundial, de pesquisa publicada em 2023. Sabemos que as diferenças de gênero são manifestadas nas mais diversas áreas: nível educacional, acesso à renda, presença no mercado de trabalho formal, chegada a cargos de lideranças, saúde física e mental, participação em cargos políticos são algumas. Ações intersetoriais e políticas públicas que mudem esse cenário são urgentes.
NOSSAS SOLUÇÕES
Desenvolvemos projetos que buscam a equidade de gênero de forma transversal. A maior parte de nossos beneficiários é do gênero feminino e é urgente garantir a emancipação econômica e social de mulheres através da educação, qualificação profissional, redes de apoio, combate às violências e garantia de direitos. Nossas soluções de equidade de gênero e inclusão produtiva passam por:
Qualificação, geração de renda e garantia de direitos
Realizamos qualificação profissional de mulheres e formações em empreendedorismo, com objetivo de possibilitar renda digna, ingresso no mundo do trabalho e participação cidadã. Nossas trilhas formativas também abordam temas como direitos humanos, direitos das mulheres, acesso à políticas, acesso à crédito e outros. Criamos espaços e ações que possibilitem a articulação em redes de mulheres de regiões periféricas e com maiores incidências de desigualdades e violências de gênero para promoção do desenvolvimento local, mobilização comunitária e mudanças nos territórios.
Engajamento Comunitário e Formação de Lideranças Femininas
Trabalhamos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mulheres moradoras de comunidades vulneráveis. Desenvolvemos projetos e ações que promovem atividades de Mobilização e Participação Popular, Trabalho em Rede, Política e Constituição Federal. Fomentamos que as mulheres fortaleçam a participação social e engajamento comunitário, sendo lideranças locais e promotoras de seus direitos e de outras mulheres do entorno.
Formação e incentivo para mulheres em exatas e tecnologia
Estimulamos que meninas e mulheres se interessem e ingressem nas áreas de ciência, exatas, engenharia e tecnologia - STEM. Fazemos formação teórica e prática que passam por sala de aula presenciais e EAD, visitas a laboratórios, hackathons e mentorias.
Combate à violência doméstica
Gerimos equipamentos públicos de acolhimento para as vítimas de violência e no fortalecimento de locais públicos para acolhimento as mulheres por meio da gestão conjunta, intersetorial e multidisciplinar.
Impacto
-
8.327 mulheres
vítimas de violência assistidas -
40 mulheres formadas em STEAM
em 2023 -
48 mulheres encerram trabalho em lixão
para ingressar no mundo do trabalho