DESAFIO
Segundo dados do IBGE de 2023, o Brasil possui 8,9 milhões de desempregados. Nesse recorte, os mais afetados são os jovens, pretos e pardos, periféricos e as mulheres. O desafio do acesso ao emprego digno e da inclusão social é histórico e, para enfrentar essa questão, é essencial investir em educação e desenvolvimento profissional e promover a igualdade de oportunidades e um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo.
NOSSAS SOLUÇÕES
Acreditamos que oportunidades de trabalho e renda são essenciais para mudanças sociais perenes na vida dos indivíduos e para a sociedade. Por isso, nos dedicamos a levar para empresas projetos sólidos com foco em empregabilidade, principalmente de pessoas mais vulneráveis. Desta forma, contribuímos também para que empresas e instituições tenham equipes mais diversas e que representem a pluralidade de ideias existente na sociedade, adquiram soluções inovadoras, atinjam melhores resultados e reforcem seu comprometimento com a responsabilidade social. Nossa atuação no campo de empregabilidade e inserção no mundo do trabalho passa por:
Primeiro emprego, Lei de Aprendizagem e Estágio
Temos sólido programa de seleção, treinamento e acompanhamento de jovens para primeiro emprego, aprendizes de acordo com a Lei de Aprendizagem e estágios de ensino médio e superior. Nossa experiência como organização social nos permite realizar os programas de modo amplo e/ou com recortes de diversidade como gênero, etnia, PDCs e comunidade LGBTQIAPN+. Acreditamos que um trabalho muda uma vida.
Formação profissional especializada
Planejamos e aplicamos em parceria com empresas e poder público treinamento profissional técnico e especializado em áreas como tecnologia, corte e costura, economia criativa, entre outros. Atuamos de acordo com a necessidade de cada parceiro, seja para a ampliação de mão de obra qualificada nos territórios de atuação ou para execução de políticas públicas focadas em geração de trabalho e renda na região. Esses programas podem conter imersão profissional remunerada, feiras de empregabilidade e processo seletivo por desempenho.
Oportunidade para egressos e jovens em medida socioeducativa
Apoiamos a inserção no mercado de trabalho de egressos do sistema prisional e jovens em medida socioeducativa. Ter a carteira assinada, muitas vezes pela primeira vez, e ter uma renda formal para si e para sua família é um estímulo importante para a reinserção dessas pessoas na sociedade. Acompanhamos e supervisionamos junto aos parceiros o desempenho profissional e crescimento pessoal desses indivíduos.
Impacto
-
R$ 7.330.620,70
de renda gerada -
969
empregos gerados -
+1.500
jovens participantes do Coletivo Aprendiz