O PPP (Projeto Político Pedagógico) é um dos mais importantes documentos escolares e previsto em lei. Nele, constam as principais informações da escola, como cultura, valores, contextualização sobre a comunidade e diretrizes para o processo de ensino e aprendizagem.
O PPP serve como um guia para gestores, professores, funcionários e comunidade escolar em geral, espelhando os anseios e metas de toda a comunidade e definindo as diretrizes para o funcionamento da escola.
Desde 2022, o Balcão de Ideias e Práticas Educativas, iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com o CIEDS, trabalha junto a Secretarias de Educação de diversos municípios brasileiros em ações customizadas para atender demandas específicas dos Planos Municipais de Educação de cada rede.
A construção da Proposta Curricular, nas Redes de São José do Sabugi (PB) e Itaparica (BA); o apoio no desenho da política de educação integral em Itapebi (BA); e o monitoramento do Plano Municipal de Educação em Junco do Seridó (PB) são algumas das ações customizadas desenvolvidas pela assessoria do BIPE.
Em Francisco Morato, município da região metropolitana de São Paulo, uma das ações foi a re-estruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, os PPPs.
”No Instituto Neoenergia, acreditamos no poder das redes para aumento do impacto positivo, e ver o resultado do trabalho coletivo das secretarias reforça nosso compromisso em fortalecer as conexões e criar oportunidades”, afirma Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.
LEIA MAIS:
- Curso gratuito para professores da Educação Infantil: inscrições abertas
- Balcão de Ideias é destaque na pesquisa Global Impact at Scale
- Educação no Brasil: ferramenta fundamental para erradicação da pobreza e redução da desigualdade social
Guia de Orientações para implementação de Projeto Político Pedagógico (PPP): conheça e faça o download
A assessoria do Balcão de Ideias tem conduzido em Francisco Morato um processo de atualização dos PPPs com uma metodologia inovadora. As etapas de pesquisa, mapeamento, reflexão e construção coletiva são mediadas por uma equipe que, com metodologias ativas em encontros presenciais e on-line, guia a atualização dos PPPs através de um processo formativo e participativo com professores e gestores escolares.
Em Francisco Morato, o trabalho da assessoria resultou não só em novos Projetos Políticos Pedagógicos, mas também em um Guia de Orientações para construção e implementação dos PPPs nas unidades escolares. Essa ação foi reconhecida como a principal prática da Secretaria de Educação do município, pela atuação no fortalecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) número 4, Educação de Qualidade.
O Guia de Orientações conta com um passo a passo detalhado de como implementar um PPP. O material é composto por diretrizes para construção de um Projeto Político Pedagógico do zero, abordando todas as etapas que devem ser realizadas, do diagnóstico à estrutura do Plano de Ação.
“O guia é um ferramental valioso para orientar outras unidades escolares em todo o Brasil. Com um passo a passo simples, ele dá elementos-chave para a criação de um Plano Político Pedagógico, podendo ser adequado a diferentes realidades. Desejamos que este documento inspire muitas outras redes, qualificando ainda mais a educação pública. Por isso, ele é gratuito e de fácil acesso.” Nathacha Ferreira - Coordenadora do BIPE, pelo CIEDS
A Rede Municipal de Educação de Francisco Morato fez a distribuição do Guia de Orientações para todas as 67 unidades escolares, para que o material possa subsidiar a implementação da atualização do Projeto Político Pedagógico de cada escola. Isso significa que, apenas nesse município, estão sendo impactados pelo trabalho do Balcão de Ideias e Práticas Educativas 1.649 professores e 34.503 alunos da rede pública de ensino.