DESAFIO
Territórios periféricos ou favelas, como preferimos falar, são locais, muitas vezes, marcados pelo estigma da escassez e pela invisibilização. Por isso, é importante fazer emergir a potência local, identificando e criando oportunidades que promovam impacto positivo e possibilitem mudanças na realidade de quem ali vive.
No Brasil há atualmente 93 milhões de pessoas envolvidas com empreendedorismo, sendo 51 milhões potenciais empreendedores e 42 milhões já empreendendo*.
De acordo com o IBGE (2021) a maioria das novas empresas brasileiras fecham as portas em até 5 anos. A baixa taxa de sobrevivência, em especial dos negócios de periferia, se dá em função da falta de acesso à crédito, de planejamento inicial e das próprias estruturas de mercado. Se dá, também, à falta de oportunidade de formação e qualificação a essas pessoas. O CIEDS atua para ampliar o acesso a oportunidades, para ajudar a nascer ou crescer empreendimentos e empreendedores que gerem impacto positivo para o território.
* Dados do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
NOSSAS SOLUÇÕES
Mais do que empreendedores e empresas somente, incentivamos o impacto positivo: aquele que reverbera, incentiva, inspira e provoca mudanças. Acreditamos que um empreendimento de qualquer natureza em um território periférico é, por si só, um negócio de impacto social. Ele gera renda, movimenta a economia local, cria relações, visibiliza pessoas. Nossas soluções no campo do desenvolvimento de negócios de impacto social passam por:
Qualificação, Incubação e Aceleração
Por meio de parcerias, oferecemos formação empreendedora para aqueles que querem começar um negócio ou já têm um empreendimento. Desenvolvemos estratégias e metodologias autorais customizadas à incubação e aceleração de negócios de impacto social em favela. Essas metodologias convergem estratégias formativas presenciais e à distância, mentorias, networking, ampliação de repertórios e desenhos de planos de negócio.
Aporte financeiro e recurso semente
Gerimos editais para disponibilização de recurso semente – seed money – para que os empreendedores possam iniciar e ou acelerar seus negócios. Nossa experiência demonstra que o impacto do investimento direto nos negócios gera valor para todas as partes.
Redes empreendedoras e Ecossistemas locais
Criamos redes de conexão entre empreendedores, fortalecendo ecossistemas locais, incentivando a cooperação e promovendo maior escalabilidade dos resultados gerados. A estratégia de atuação em redes de empreendedorismo desenhada pelo CIEDS é uma modelagem de impacto coletivo e de potencialização do território.
Empreendedorismo e Gênero
Desenvolvemos tecnologias sociais que consideram o recorte de gênero na promoção de negócios de impacto, que vão muito além do empreendedorismo por necessidade. As estratégias utilizadas visam à promoção da equidade de gênero e o acesso à renda digna.
Hackatons Sociais
Implementamos o design coletivo de soluções empreendedoras para questões periféricas ou de populações vulnerabilizadas por meio da conexão de ideias e soluções desenhadas pelos próprios públicos - nada por nós, sem nós.
Impacto
-
+ 15.000
empreendedores formados -
+ 20.000
negócios acelerados -
1,6 milhão investido
em recurso semente para 150 negócios