Em 2024, o CIEDS celebrou seus 26 anos com grandes avanços em seu propósito de gerar mais prosperidade para todas as pessoas. O ano foi marcado por uma significativa expansão das nossas operações, alcançando novas regiões e ampliando ainda mais o impacto das nossas iniciativas. Em clima de retrospectiva, listo aqui algumas conquistas deste ano.
Ampliamos nossa atuação em algumas das regiões que mais precisam de atuação de um terceiro setor forte: a Amazônia, o Centro-Oeste e o Nordeste. Foi o caso do Programa de Valorização da Educação (PVE), que chegou a 50 municípios, sendo 26 em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, apoiando secretarias de educação na melhoria da gestão, no engajamento comunitário e na formação de docentes.
Foi com grande entusiasmo também que iniciamos nossa atuação no Rio Grande do Sul, com um projeto de empreendedorismo feminino que busca reconstruir a vida de 180 mulheres afetadas pelas enchentes que ocorreram no primeiro semestre. Em parceria com o Instituto Equatorial, esse projeto visa fortalecer a capacidade produtiva e gerar novas oportunidades para essas mulheres, impactando diretamente suas comunidades. Com o Instituto Equatorial, estamos também com ações de empreendedorismo feminino em Belém e Teresina.
Outro marco importante foi nossa parceria com a Vale no Maranhão, onde trabalhamos com 4.000 famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio do fortalecimento de 41 organizações locais, conseguimos promover o desenvolvimento dessas famílias, ajudando-as a construir um futuro mais próspero.
Outro destaque de 2024 foi a conclusão do Programa Baião Social, em parceria com a Fecomércio Ceará, fortalecendo 300 organizações comunitárias em Fortaleza. Essas organizações agora têm uma visão mais clara de seu papel na sociedade e de como podem melhorar a gestão para atender demandas sociais urgentes, como fome, saúde e educação para mulheres e crianças.
Aproveito o espaço para destacar também a nossa atuação no Nordeste com o Instituto Neoenergia, onde estamos em 14 municípios, apoiando as Secretarias de Educação e fortalecendo práticas pedagógicas com mais de 500 metodologias mapeadas para a melhoria da educação. Em 2024, ampliamos nossa colaboração com novos parceiros, como a Energisa, com projetos de empreendedorismo e desenvolvimento comunitário em Porto Velho e Várzea Grande.
Tivemos atuação no interior da Bahia, em parceria com a BAMIN. E também ampliamos nossa gestão de abrigos no Rio de Janeiro, onde hoje gerenciamos cerca de 15 abrigos para crianças, jovens e idosos, promovendo sua reintegração ao contexto familiar, econômico e social da cidade.
Essas conquistas são apenas uma parte do que conseguimos realizar em 2024. Seguimos trabalhando para expandir nosso impacto e continuar criando soluções que fortalecem territórios e conectam empresas, governos, organizações e pessoas em prol da prosperidade. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os parceiros e colaboradores que tornaram essas conquistas possíveis.